quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre o Alecrim






O Alecrim (Rosmarinus officinalis)  é conhecido popularmente pelo uso como tempero em uma variedade de preparos culinários. Quem já não teve a oportunidade de saboreá-lo com frango, carne suína ou carne bovina assados?
Vale a pena experimentar!

Mas, me diga, você sabia que essa saborosa erva também possui propriedades terapêuticas?

Não???

Sim! É verdade, além de saboroso o Alecrim traz muitos benefícios para nós! 

Veja agora alguns dos benefícios:
A palavra alecrim vem do latim que significa “orvalho do mar”. Alguns estudos realizados, utilizando o óleo puro do alecrim indicaram propriedades terapêuticas no combate a bactérias patogênicas como a Salmonella sp. Possui também atividade antioxidante, prevenindo o envelhecimento, inclusive pesquisas demonstraram que associado à banha do porco o alecrim apresenta maior efeito antioxidativo devido à presença de compostos diterpenos fenólicos, rosmaridifenol e rosmariquinona. O alecrim também é usado como conservante.

Mais curiosidades sobre o uso...
O alecrim é conhecido desde 116-27 a. C. Existem lendas e tradições onde supostamente tal planta só crescia no jardim dos justos e tinha a fama de reforçar a memória, por isso converteu-se no símbolo da fidelidade, da amizade e da lembrança. Os estudantes gregos utilizavam o alecrim frequentemente durante as provas, porque acreditavam em seu poder de reforçar o cérebro e a memória. Isto tem um fundo de verdade, pois o alecrim tem um agente dilatador dos tecidos que aumenta sua irrigação provocando um efeito estimulante. Nas igrejas quando o incenso acabava o alecrim o substituía.




Referências consultadas

HENTZ, S. M.; SANTIN, N. C. Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) contra Salmonella sp. Evidência, v. 7, n. 2, p. 93-100, Joaçaba, 2007.

PORTE, A.; GODOY, R. L. de O. Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Propriedades antimicrobiana e química do óleo essencial. B. CEPPA, v. 19, n. 2, p. 193-210, Curitiba, 2001.

RIBEIRO, D. S.; MELO, D. B.; GUIMARÃES, A. G.; VELOSO, E. S. Avaliação do óleo essência de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) como modulador da resistência bacteriana. Semina: Ciências Agrárias, v. 33, p. 687-696, Londrina, 2012. DOI: 10.5433/1679-0359.2012v33n2p68

Nenhum comentário:

Postar um comentário