terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

PLANTA DA VEZ: Camomila




Nome Científico: Matricaria chamomilla L.
 
Sinônimos Científicos: Chamomilla recutita L., Matricaria recutita L., Matricaria chamomilla var recutita L., Matricaria courrantiana DC., Chamomilla courrantiana DC.C. koch.

Nomes Populares: Camomila, Camomila-romana, Maçanilha, Camomila-comum, Camomila-dos-alemães, Camomila-da-Alemanha, Camomilinha, Camomilaverdadeira, Camomila-legítima, Camomila-vulgar, Matricária, Margaça-das-boticas, Manssanilha, Macela-galega.

Família Botânica: Asteraceae.
 
Características: Planta herbácea, anual, aromática, de até um metro de altura com folhas pinatissectas. Flores reunidas em capítulos compactos, agrupados em corimbos, com as flores centrais amarelas e as marginais de corola ligulada branca. Fruto do tipo aquênio, cilíndrico. É nativa dos campos da Europa e aclimatada em algumas regiões da Ásia e nos países latino-americanos, inclusive na região Sul do Brasil. É amplamente cultivada em quase todo o mundo inclusive nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. A parte usada para fins terapêuticos é constituída dos capítulos florais secos ao ar e conservados ao abrigo da luz.
 
Principais constituintes químicos:  Óleo essencial,  flavonóides, cumarina, esteróides, heterosídeos.

Parte Utilizada: Inflorescências e Capítulos Florais.
Forma de administração: Infusão.

Propriedades terapêuticas: Emenanagoga, digestiva, sedativa, espamolítica, antibacteriana, antiinflamatória, triconicida e ansiolítica.
Indicações: Cólicas infantis, problemas menstruais, resfriados, facilitar a eliminação de gases, estimular o apetite, sinusite, inflamações nasais, irritações na gengiva, nervosismo, insônia, inflamações, dispepsia e, especialmente quando distúrbios gastrointestinais estão associados com distúrbios nervosos. Além disso, na estética é utilizada para clarear cabelos e como tônica para a pele.

 

IMPORTANTE!!

A planta deve ser usada com cautela por gestantes;
Evitar o contato com os olhos;
 
Evitar o uso em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à camomila ou plantas da família Asteraceae;
Em casos de superdosagem, a camomila pode causar náuseas, excitação nervosa e insônia.

 
 

 Referências bibliográficas:

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.

NATURELL. Literatura de camomila. Disponível em:< http://naturell.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Literatura_Camomila.pdf>. Acesso em 17 de Novembro de 2015.
ZANIN, T. Tua saúde: Camomila. Disponível em:< http://www.tuasaude.com/camomila/>. Acesso em 15 de Novembro de 2015.
CARDOSO, J. L. UEPG: Camomila. Disponível em:< http://www.uepg.br/fitofar/dados/camomila.pdf>. Acesso em 15 de Novembro de 2015.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário